Blog UOL Cartões

Data do texto 16/10/2008

“Circuit breaker” na preocupação com o dólar

Com a turbulenta crise econômica mundial, os mercados estão abalados e ontem foi mais um dia péssimo. Nesta quarta-feira (15) o dólar comercial fechou em alta de 3,29% vendido a R$ 2,164. Além dessa triste notícia, a Bovespa teve paralisação dos negócios por meia hora, o chamado “circuit breaker”, após ter caído mais de 10%.

O Banco Central tentou conter o avanço do valor do dólar e conseguiu, mas pouco. Nesta tarde, o BC fez três leilões que contiveram o disparo de 5% de alta. Já a bolsa, fechou em queda de 11,39% e sofre a maior baixa em 10 anos.

O caso está crítico e muitos não sabem o que fazer. E tem muita gente tensa com a data de fechamento da fatura do cartão de crédito. Então tire cinco minutos sem perder a amizade, dispare seu próprio "circuit breaker" e tire um barato de seu amigo desesperado ou que está se mordendo de preocupação:

:: Escrito por UOL Cartões às 16h24
[] [envie esta mensagem] []

UOL Cartões entrevista: Marcio Moreno

UOL Cartões entrevista: Marcio Moreno

Marcio Moreno pode ser considerado um dos artistas da "nova geração". Apesar da pouca idade —24 anos—, já produziu vários trabalhos para UOL Cartões e coleciona participações em coletivas (no Brasil e exterior), mostras individuais e publicação de ilustrações em revistas de peso. É um profissional eclético —se define como "artista visual, designer gráfico e ilustrador"— e que gosta de aliar técnicas tradicionais (traço à mão) com digitais (uso de programas do computador). Nesta conversa, ele fala um pouco sobre o seu dia-a-dia e onde buscou inspiração para produzir o novo cartão para o Dia do Professor, que tanto sucesso fez com o público.


UOL Cartões – Você sempre desenhou? Queremos conhecer um pouco mais do seu trabalho. Conte-nos há quanto tempo está na área e como foi sua entrada neste mercado.

Marcio Moreno - Desenho desde muito cedo. Com 14 anos comecei a fazer alguns cursos voltados para desenho e design gráfico. Nesta época trabalhava em uma empresa de brindes como ajudante geral. Lá eles precisaram de um arte-finalista para fazer fotolitos de silk-screen, mas não queriam contratar ninguém. Como só eu tinha contato com o computador dentro da empresa, acabei metendo as caras e apreendi a fazer.

Depois disso trabalhei em mais algumas empresas deste mesmo segmento, até entrar na agência que trabalho como designer gráfico. Em 2006 comecei a cursar Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já acompanhava o mercado de ilustração e alguns profissionais mais de perto. Daí acabaram aparecendo alguns convites para realizar algumas ilustrações e entrei nesse meio, há uns dois anos. Atualmente estou colaborando para o UOL, fiz alguns trabalhos para a revista GO Outside e estou envolvido com uns projetos de skate que ainda não posso falar muita coisa.

UOL Cartões – Você lembra do primeiro trabalho publicado no UOL?

Marcio Moreno – Lembro; o primeiro, na verdade, foi um teste para o Natal. Depois, em 2007, me pediram para fazer um que o tema era Amor. Tinha um menino em um jardim com flores de coração (risos). Acho que faz uns 2 anos.

UOL Cartões – Em seu trabalho sempre estão presentes personagens com um viés mais "underground" e urbano. São palhaços com barba por fazer e com olheiras, homens nos bares, pessoas nos vagões de trem. De onde vem essa inspiração?

Marcio Moreno - Na verdade isso tudo faz parte do meu universo, sempre fui muito ligado à rua, ao urbano. No meu cotidiano observo muito as pessoas na cidade e isso é minha maior referência. Não faço isso com o propósito de ser underground, faço simplesmente porque gosto disso tudo. A cidade é engraçada, triste, apaixonada, maltratada, cheia de formas, cores, sobreposições...

UOL Cartões - Você usa as ferramentas digitais e softwares como complemento do seu trabalho, não como suporte principal, ao contrário de muitos artistas que têm despontado. Por quê?

Marcio Moreno - É isso mesmo, acho que é o jeito que mais me identifico, gosto de explorar essas possibilidades de registro gráfico que no meio digital é mais difícil de encontrar. Sem contar que, quando trabalhamos manualmente, sempre estamos expostos ao acaso, sempre podem aparecer coisas novas. Com papel e o nanquim não existe o famoso "ctrl+z" (risos).

Porém, gosto de trabalhos que são feitos digitalmente como por exemplo os do Kako, que trabalha basicamente com arte digital. As coisas que ele faz são absurdas!

Procuro lidar com os dois meios juntos deixando que cada trabalho peça a ferramenta necessária para ele, sem essa preocupação de ser ou não digital.

UOL Cartões - Quais artistas influenciam o seu trabalho?

Marcio Moreno - Osgemeos, Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Carlos Jardim, Marcelo Cidade, Edgar Degas, Paulo Bruscky, Richard Serra, Robert Rauschenberg, Charles Siamond... Nossa, são muitos. Acho que esses são os que vi mais recentemente, que lembrei agora, mas tem muito mais.

UOL Cartões - O que é ser artista no Brasil?

Marcio Moreno - Hoje, para mim, é trabalhar muito, chorar pouco, rir bastante e viver para a arte, não de arte.

UOL Cartões - Como você avalia o atual momento da sua produção? Onde você deseja chegar como artista?

Marcio Moreno - Estou no começo de tudo e está muito bom, mais ainda estou aprendendo a andar, ainda falta muita coisa para acontecer, não fiz nada ainda. Pretendo chegar ao máximo que conseguir, não tenho limites e nem desejos. Pretendo só trabalhar fazendo o que gosto e sempre buscando a melhor qualidade possível honestamente.

UOL Cartões – Que dicas você daria para aqueles que, assim como você, gostariam de trabalhar profissionalmente com ilustração?

Marcio Moreno - Estude, trabalhe, resista, acredite e não se preocupe com os outros.

UOL Cartões – Fale um pouco sobre o processo de criação do cartão que o UOL Cartões publicou ontem em homenagem ao Dia dos Professores.

Marcio Moreno - Primeiro realizei alguns estudos até chegar em uma composição que me agradava. Depois, foi feito o lápis e enviado para aprovação. Após a aprovação, arte-finalizei usando caneta nanquim e pintei no Photoshop. Geralmente faço uma paleta de cores que pretendo trabalhar, neste caso procurei cores que lembra o colégio, as canetas esferográficas, os papéis, as texturas etc.

UOL Cartões – Algum professor em especial foi inspiração para o cartão? Houve algum professor que foi especial para você escolher seguir a carreira de ilustrador?

Marcio Moreno - As que tenho não posso falar assim publicamente, né (risos).

Como ilustrador nunca tive nenhum professor. Tudo que aprendi foi na raça, mas, se for pensar como artista visual, alguns me ajudaram e ajudam muito, tais como Augusto Sampaio, Jacques Jesion, Kátia Salvanny, Geórgia Kyriakakis e Paulo Penna.

UOL Cartões - Quando não está desenhando, o que gosta de fazer?

Marcio Moreno - Andar de skate, fazer churrasco, ficar falando bobagens com os amigos e namorar.



Veja mais cartões de Marcio Moreno em nossa página:





:: Escrito por UOL Cartões às 11h31
[] [envie esta mensagem] []

Data do texto 14/10/2008

Homenagem aos professores

Homenagem aos professores

Passamos a vida aprendendo. E ensinando, por que não? O aprendizado surge do erro, das tentativas, da repetição, da dedicação. A transmissão de conhecimento respeita padrões, disciplina, táticas, empenho.

Muitas vezes, este processo é inconsciente, deliberado, não-intencional. Em outras, é premeditado. Assim funciona com os professores, profissionais que passam a vida se dedicando à arte de ensinar.

Quem nunca se emocionou com um professor? Se identificou com outros? Teve pavor só de ouvir falar no nome de um? E tem também de todos os tipos: o professor carrasco, o professor bonzinho (até demais), o professor velhinho, o professor louco...

Haverá sempre um que ocupará espaço muito importante na sua formação. Aquele que você sempre vai lembrar por conta de uma lição aprendida. E aquele que pegava no seu pé, mas que, só depois de grande, você conseguiu entender que era para o seu próprio bem.

A todos os profissionais do jaleco branco e giz na mão, os parabéns de UOL Cartões. Que este 15 de outubro sirva como homenagem, mas também de alerta às autoridades e a todos nós, para que repensemos o valor que damos em nossa sociedade à função do professor.

Destacamos três cartões de nossa galeria para você enviar ao seu professor predileto (esperamos que ele goste!):





:: Escrito por UOL Cartões às 13h45
[] [envie esta mensagem] []

Perfil

Este é um blog destinado à divulgação de UOL Cartões. Tem dicas ou sugestões? Envie para cá!


  1. POSTS

  2. Amor/Amizade
  3. Datas Especiais
  4. Entrevistas
  5. Novidades

  1. Outros Sites

  2. • UOL - O melhor conteúdo
  3. • BOL - E-mail grátis

bloguolcartoes@uol.com.br Envie sugestões e dicas de cartões legais